Instituto Pensar - TCU detecta mais de 620 mil brasileiros com auxílio emergencial indevido

TCU detecta mais de 620 mil brasileiros com auxílio emergencial indevido

por: Mônica Oliveira


écnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) detectaram que mais de 620 mil brasileiros receberam de forma indevida o auxílio emergencial de RS 600, destinado a trabalhadores que tiveram suas rendas prejudicadas pela crise da covid-19. De acordo com o G1, ao todo, foram identificados 620.299 auxílios emergenciais irregulares, sendo 134 mil desses referentes a servidores públicos. 

Diante dos indícios de fraudes, o TCU determinou nessa quarta-feira (1º) que o governo federal repasse ao Ministério Público Federal (MPF) os nomes das pessoas que receberam irregularmente o benefício, destinado a quem tem baixa renda e trabalhadores informais.

O levantamento feito pelos técnicos do TCU também encontrou políticos, empresários e pessoas com renda incompatível com os critérios para acesso ao benefício. O repasse das informações à procuradoria vai permitir que essas pessoas possam ser responsabilizadas nas esferas cível ou criminal.

"Decidi determinar que seja encaminhada a lista dessas pessoas dos casos mais graves, que denotam um dolo mais gritante, para o Ministério Público Federal, para que dentro da apreciação que lhe cabe examine a relevância penal dessas fraudes”, afirmou o ministro Bruno Dantas, responsável pelo processo no tribunal.

Fraudes no acesso ao auxílio

O Fantástico, programa da emissora Globo, denunciou no domingo casos fraudes como o da gaúcha Ana Paula Brocco, que recebeu o benefício apesar de postar fotos de viagens internacionais, como uma ao Caribe, em suas redes sociais.

Segundo a corte de contas, se mantidos, os pagamentos irregulares podem acarretar prejuízo de mais de R$ 1 bilhão ao governo com a liberação das próximas parcelas do benefício.

Com informações do G1.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: